Toca Tião: o novo hit de João Victor e Greg
Por Fernando - 6 de maio de 2015

A nova música de trabalho da dupla é uma homenagem a Tião Carreiro e Pardinho; lançamento é nesta sexta-feira no Alambique BH

Joao-Victor-e-Greg-sertanejo

Entre uma moda e outra, nos arredores da FUMEC, onde começaram a carreira, era sempre a mesma historia: “Toca Raul”, gritava um. “Mas somos sertanejos”, pensavam João Victor e Greg. Não demorou muito para que desse constante episódio viesse a inspiração do que promete virar um bordão na música sertaneja: “Toca Tião”, a nova música de trabalho da dupla.

O lançamento da canção e do videoclipe da música será nesta sexta-feira, 08 de maio, no Alambique Cachaçaria, a partir das 22h. “Toca Tião”, uma composição de João Victor, Danilo Mendes e Johnny Rodrigues, é uma homenagem aos cantores Tião Carreiro e Pardinho considerados uma das principais duplas da historia da música brasileira. São eles os criadores do Pagode Caipira ou Pagode Sertanejo, como ficou conhecido o modo de tocarem violão e viola caipira juntos.

Com uma linguagem moderna e atual, “Toca Tião” traz expressões peculiares dos saudosos violeiros. “Passo o couro e mando embora”. Frase de uma das canções mais famosas de Tião Carreiro e Pardinho, o “Pagode em Brasília”.

“Toca Tião aê/ que eu tô bebendo o tempo toda, toda hora/ Na mulherada eu passo o coro e mando embora” é o refrão que promete “dar o que tocar”. A faixa entra como bônus e irá compor o EP “Tantos Planos”, lançado em dezembro de 2014.

O Clipe

João Victor e Greg são estudantes de engenharia. Para contar a história da “Toca Tião”, o diretor , Gustavo Kangussu, buscou inspiração no ambiente acadêmico. Foi para dentro da sala de aula da FUMEC, em Belo Horizonte, Minas Gerais, ilustrar a realidade dos cantores. “Este é nosso primeiro clipe e estou muito feliz que seja uma forma de homenagear dois ícones da música sertaneja. Viemos de uma realidade universitária e somos sertanejos. Quando compus esta música queria justamente o equilíbrio destas duas vertentes. Novas ideias, nova linguagem, sem perder a referência do que nos fez chegar até aqui. De quem fez o sertanejo chegar até aqui. Toca Tião sim! Toca viola caipira! Toca o pagode de Tião Carreiro e Pardinho! Isto é minha história como música sertaneja”, afirma João Victor bastante empolgado.

Também a casa noturna West Pub serviu de locação. Os atores e personagens foram os próprios amigos da faculdade. Foram dois dias de gravação e cerca de 70 pessoas envolvidas. “Estamos muito satisfeitos com o resultado final do clipe e da música. Tem a cara de João Victor e Greg. E também do nosso público. Ficou leve e bem descontraído. A cara das turmas de faculdade. Acredito muito nesta composição do meu parceiro. Toca Tião entra na cabeça e fica”, conclui Greg.

“Toca Tião” traz como símbolo um bigode, marca registrada de Tião Carreiro. O resultado não poderia ser diferente: um clipe moderno, uma forma de lembrar da história do sertanejo no país, falando de igual para igual, com o público que consome o sertanejo atual.

Tião Carreiro e Pardinho

Tião Carreiro era compositor, violeiro e cantor. O artista foi o inventor do “pagode” de violas e era considerado o “Rei da Viola”. O mineiro de Monte Azul, distrito de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, deu os primeiros passos na música aos oito anos quando aprendeu a tocar viola. Aos 16, iniciou a carreira artística profissionalmente.

Antes de formar dupla com Pardinho, Tião Carreiro participou de outras duplas e teve outros nomes artísticos. Zezinho (Zezinho e Lenço Verde), Palmeirinha (Palmeirinha e Coqueirinho/Palmeirinha e Tietezinho), Lenço Branco (Lenço Branco e Lenço Preto) e Zé Mineiro (Zé Mineiro e Pardinho), primeiro nome da dupla que formou com Pardinho. Mais tarde adotou o nome artístico de Tião Carreiro e continuou a parceria musical com Pardinho, foi a dupla mais famosa e duradoura da carreira de Tião.

Making Of “Toca Tião”:

Em breve disponível para download aqui no Tô No Buteco.

Blogueiro, divulgador, graduado em Ciências Contábeis; tonobuteco.com & sertanejona.com; parceiro no projeto Lucas Reis & Thácio! ? fernando.buteco
Parceiros